Policiais Civis que participaram do 14ª SWAT estiveram nesta segunda-feira (03) no gabinete do Chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, apresentando e entregando os troféus adquiridos nas competições do curso. Na oportunidade o delegado Joel Lyrio agradeceu em nome da instituição a dedicação de todos os policiais que participaram do curso e que se esforçaram em engrandecer o nome da Polícia Civil do Espirito Santo ganhando os primeiros lugares no treinamento.
Policiais Civis que participaram do 14ª SWAT estiveram nesta segunda-feira (03) no gabinete do Chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, apresentando e entregando os troféus adquiridos nas competições do curso.
Na oportunidade o delegado Joel Lyrio agradeceu em nome da instituição a dedicação de todos os policiais que participaram do curso e que se esforçaram em engrandecer o nome da Polícia Civil do Espirito Santo ganhando os primeiros lugares no treinamento. “Fico lisonjeado e me sinto homenageado, o reconhecimento do trabalho de vocês nesse curso demonstra que o investimento realizado pelo Governo do Estado foi bem aplicado e agora espero que todos que participaram sejam multiplicadores de conhecimento em suas delegacias de origem” destacou o Chefe de Polícia.
O curso que, teve como principal objetivo capacitar grupos operacionais e prepará-los para os diversos tipos de situações policiais, ofereceu instruções sobre antiterrorismo com foco na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil.
O Governo do Estado investiu R$ 300 mil para que os 50 policiais civis e 50 militares também fossem treinados. A capacitação, desenvolvida por equipes consideradas as melhores do mundo, foi oferecida por 17 instrutores da Swat de Dallas, do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
O curso teve carga horária de 185 horas /aula, e terminou no ultimo sábado (1º). Os 240 policiais de diversos estados e países receberam treinamento teórico e prático sobre Imobilizações táticas, Assalto a ônibus, Arrombamentos táticos, Tiro em baixa luminosidade, Resgate de reféns, Progressão em Favelas, Gerenciamento de Crise e Negociação de Reféns, Planejamento Operacional, Simulações de operações Swat, Resgate e Atendimento de Policial Ferido (APH tático) e Tecnologia nas operações especiais.
Ao final do curso ocorreu a competição Swat (Entre Equipes) e Superswat (provas individuais) onde os alunos tiveram oportunidade de colocar em pratica todas as instruções recebidas e também serem avaliados pelos instrutores.
Na modalidade de equipe, os policiais civis do Espirito Santo, Bruno Simões Felix, Bruno Zane Santos, Wellington dos Santos e Richardson Zetum ficaram em primeiro lugar e na categoria Superswat, o também o Policial Civil capixaba Felipe Seidel se destacou e confirmou o primeiro lugar.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006