23/09/2016 17h52 - Atualizado em 25/03/2019 18h55

Policiais civis do Norte do Estado recebem 5º edição do Programa de Reflexão de Aposentadoria

pra norte 28 09 001pra norte 28 09 001 Policiais civis que atuam no Norte do Estado participaram da 5º edição do Programa de Reflexão de Aposentadoria (PRA), realizada na última quinta-feira (22), na sede da OAB, em Linhares.

Cerca de 30 servidores, entre policiais civis de diversas categorias e representantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal, participaram do evento, que teve como objetivo oferecer esclarecimentos referentes ao processo de aposentadoria.

A programação contou com a palestra sobre planejamento financeiro, ministrada pela gerente da Agência G1 - Banestes S/A de Linhares, Darliane Maia Moraes. O tema saúde e bem-estar também foi discutido durante a palestra “Qualidade de Vida: Uma realidade a ser conquistada", do mestre em Recursos Humanos e professor universitário Ronaldo Pazini Marangoni.

Os presentes também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas a respeito da legislação previdenciária com os técnicos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) que promoveram um sistema de “balcão de orientações”, em que os servidores que estão próximos de se aposentar puderam ser atendidos de forma personalizada e souberam um pouco mais sobre os cálculos dos proventos e a documentação necessária para se aposentar. A “Cartilha sobre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo e seus dependentes”, do IPAJM, também foi entregue no decorrer dos atendimentos.

Além disso, foram realizadas oficinas que foram conduzidas por integrantes do curso de Psicologia da Faesa, e o Coral “Domingos Martins”, da Polícia Civil, deu o tom do evento, que foi organizado pela Divisão de Promoção Social (DPS) e faz parte da política de valorização do servidor definida no planejamento estratégico da Polícia Civil 2015-2018.

pra norte 28 09 002pra norte 28 09 002
Divisão de Promoção Social (DPS)

A Divisão de Promoção Social (DPS) atua no campo da atenção psicossocial a policiais civis. A atuação vai ao encontro de um dos eixos do programa proposto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como um dos objetivos a formação e a valorização dos profissionais de segurança pública.

Programa de Reflexão de Aposentadoria (PRA)

Desenvolvido pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão se preparando para a aposentadoria. O Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA) conta com orientação previdenciária, planejamento financeiro, além de reflexões sobre saúde e projeto de vida saudável na aposentadoria.

IPAJM

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado. Outras informações no www.ipajm.es.gov.br.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes