Na tarde desta segunda-feira (06), onze policiais civis do Núcleo de Gerenciamento de Operações Táticas e Instrução (Nugoti) realizaram o treinamento CQB, Combate em Ambiente Fechado. Foi a primeira instrução anual que simula o comportamento do policial em ambientes confinados com o uso de armamento, como em um jogo de paint ball.
“A forma como foi realizado é o que o policial encontra no dia a dia, como nos casos reais de prisão de criminosos perigosos. Durante a ação, foi alertado ao policial sobre o seu posicionamento correto para que não haja qualquer tipo de acidente ou incidente, preservando a vida dele e de terceiros”, relatou o responsável pelo Nugoti, delegado Fabrício Dutra.
Foram três horas de simulação de diversas formas de estratégia policial nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão e de prisão. “Este processo faz parte de uma determinação do chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, que vem disponibilizando recursos necessários para que haja durante o ano um treinamento constante dos policiais”, acrescentou o delegado.
Para analisar a conduta dos policiais, estiveram presentes o delegado Maurício Gonçalves da Rocha, da Corregedoria Geral da Polícia Civil, além do investigador Lernardo Guasti, da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
O treinamento foi realizado na antiga fábrica de chocolate Vitória, em Viana, e coordenado pelo investigador Robson Ramos Leitão.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Silvana Sarmento
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
silvana.costa@pc.es.gov.br