Governo do Estado do Espírito Santo
31/10/2013 17h19 - Atualizado em 13/04/2018 16h43

Policiais civis participam de campanha educativa para evitar acidentes com botijas de gás

campanha deconcampanha decon Conscientizar a população sobre os seus direitos e prevenir os acidentes provocados com o gás de cozinha. Esse é o objetivo da campanha “Gás Legal”, realizada por policiais civis da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) com apoio do Sindicato dos Revendedores das Distribuidoras de Gás (Sinregas), do Sindicato Nacional das Empresas distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), do Centro de Apoio da Defesa do Consumidor (CADC), do PROCON e do Corpo de Bombeiros (CBOM).

A campanha teve início na terça-feira (29) e já foi realizada nos terminais rodoviários de Itaparica e Campo Grande. Na tarde desta quinta-feira (31), a ação será realizada no terminal rodoviário de Laranjeiras, a partir das 17 horas.

Durante a campanha foram realizadas palestras ensinando como instalar, armazenar e identificar vazamentos na botija de gás, além de serem exibidos vídeos com reportagens de acidentes. Panfletos informativos e animações com foco no público infanto-juvenil também foram distribuídos. “Visamos educar as crianças, pois elas serão multiplicadores dessas informações e fiscais dos adultos”, afirmou o titular da Decon, delegado Wanderson Prezotti.

Conforme ainda o delegado, durante as palestras também foram apresentados os riscos que as pessoas correm ao comprar gás em revendedoras não autorizadas. Ele ressaltou ainda que esta campanha de conscientização é muito importante. “A operação Gás Legal acontece desde 2009, sendo que nesses quatro anos o número de revendas legalizadas que inicialmente era de 217 passou para 1.207”, informou o titular.cartilha deconcartilha decon

Gás Legal
Desenvolvido desde 2009 pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), o projeto Gás Legal foi criado para coibir a clandestinidade da revenda de gás no Espírito Santo. A iniciativa também previne acidentes aos vizinhos dos estabelecimentos devido à alocação errada dos recipientes; previne os acidentes domésticos aos consumidores provocados pelas falhas do engarrafamento e estocagem e inibe a evasão de receitas provocada pela não emissão de nota fiscal.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 9862-4006
Edimara Garbelotto
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard