19/07/2012 17h36 - Atualizado em 23/01/2017 19h35

Policiais civis participam de curso que propõe novas ações para combater o uso de drogas

Na manhã desta quinta-feira (19), 50 policiais civis deram início a um curso que vai proporcionar uma ação integrada entre as redes de segurança pública, saúde e assistência social contra o uso do crack, do álcool e outras drogas.
O curso que é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça (MJ), será realizado até a próxima sexta-feira (20), a partir de 8 horas às 18 horas, na Avenida Saturnino de Brito, 217, Praia do Canto, Vitória.

De acordo com o subsecretário de Segurança Pública e Defesa Social, Guilherme Pacífico, o curso faz parte do grande projeto do Governo Federal que propõe uma ação de enfrentamento ao crack, ao álcool e as drogas.

“Essa ação do Governo Federal acontecerá inicialmente na capital do Espírito Santo e em seguida será estendida a todo o Estado. Em algumas cidades nós já estamos desenvolvendo ações semelhantes às propostas pelo Governo”, adiantou Pacífico.

Para passar a visão do trabalho sistêmico desenvolvido pelo Governo Federal que prevê uma nova abordagem em relação às drogas envolvendo a rede de proteção, o coordenador geral da política sobre drogas da Senad e delegado federal, Robson Robin veio ao Estado acompanhado da equipe de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) coordenada pela professora Lisia Von Diemen.

O curso é voltado para o público de segurança pública e visa mostrar a ação policial na abordagem no uso e abuso de drogas e também algumas ações aos participantes. Além disso, tem o propósito de alinhar a política do Governo Federal com as do Governo Estadual e as prefeituras.

“A expectativa é formar parcerias para promovermos ações que sejam convergentes com as propostas pelo Governo Federal no nosso Estado e municípios. A integração de esforços e conhecimentos é o caminho mais eficaz para mudar o cenário de violência no Espírito Santo” avaliou o subsecretário.

Ao todo, 115 participantes estiveram presentes na solenidade de abertura que aconteceu às 08h30min e encheu o auditório do hotel onde está acontecendo o evento. Ente os presentes, estavam policiais federais, militares e integrantes das guardas municipais. Após o curso, todos os participantes receberão certificado de conclusão.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024/3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes