29/07/2015 16h43 - Atualizado em 11/06/2019 21h49

Policiais civis participam de oficina sobre ‘Fiscalização e Combate à Poluição Sonora’ em Cariacica

Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (DPMAPC) e da Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi) participaram, nesta quarta-feira (29), da 1ª Oficina ‘Fiscalização e Combate à Poluição Sonora’. O evento foi realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Cariacica.

O objetivo da Oficina foi discutir e também propor medidas para reduzir a poluição sonora no município de Cariacica. A escrivã Eliza Faier Machado da DPMAPC e a investigadora Celeneh Bento Perim da Decodi, participaram da mesa-redonda sobre o tema ‘Poluição Sonora como Crime’.

“Durante o debate foram abordadas questões como, quando e de qual forma se caracteriza a poluição sonora como crime ambiental ou contravenção penal. Também debatemos sobre a necessidade da realização de medição sonora em determinados casos”, contou a investigadora Celeneh Bento Perim.

Após os debates, o engenheiro e representante da Tecnologia em Engenharia do Meio Ambiente (Tema), Lívio Silva Cavaca, instruiu servidores municipais sobre os procedimentos necessários para medição e caracterização de ruídos urbanos com o curso básico de ‘Medição de Ruídos’.

O evento, que foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariacica, teve a participação dos secretários municipais de Meio Ambiente e de Defesa Social, vereadores, membros das equipes do Disque Silêncio, representantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), guardas civis municipais e dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitoria, que estão envolvidos no objetivo de controlar a poluição sonora nas cidades.

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111