Governo do Estado do Espírito Santo
05/03/2012 12h13 - Atualizado em 23/01/2017 18h43

Policiais Civis participam de palestra sobre gerenciamento de crise

Neste sábado (03), mais de 100 policiais civis participaram da palestra “Gerenciamento de crises”, ministrada pelo major Diógenes Viegas Dalle Lucca, fundador do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de São Paulo. A palestra foi realizada no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória.

 

O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio Junior, participou do evento e declarou que a Polícia Civil está retomando a programação de cursos. “Estamos renovando a estrutura da instituição e recebendo investimentos. Para o grupo operacional, aumentamos o efetivo e entregamos dez novas viaturas equipadas com GPS, rádio digital e notebook. Além disso, mais investimentos ainda virão”, declarou.

 

Durante a palestra, o major Lucca contou suas experiências e diversos casos onde esteve presente, entre eles o caso Silvio Santos “É com muito orgulho que venho compartilhar tudo o que vivi e aprendi durante os meus trinta anos de polícia”, disse.

 

Ele declarou que a motivação para percorrer todo o País realizando palestras com esse tema é mudar a forma de pensar de alguns policiais. “Enquanto tivermos na corporação pessoas que acham que bandido bom é bandido morto não haverá evolução. Esse é o erro que algumas pessoas cometem”, declarou.

 

O major salientou que a maior lição que pretende deixar é fazer com que os policiais ao se depararem com uma ocorrência com reféns tratem o criminoso como uma pessoa importante. “Devemos ter zelo pelo criminoso. No entanto, ao criminoso deve ser aplicada a lei e com o rigor dela. Para isso, os policiais devem agir sempre dentro da legalidade”, ressaltou.

 

Para a agente de polícia Julia Demoner participar da palestra foi uma experiência importante e positiva. “A oportunidade de aprender com uma pessoa que possui tanto conhecimento como o major Lucca é imperdível” declarou.

 

Estiveram presentes o superintendente de Polícia Técnico Científica, delegado Guilherme Daré, o delegado responsável pelo Núcleo de Gerenciamento de Operações Táticas e Instrução (Nugoti) Fabrício Dutra, o delegado da Delegacia do Consumidor (Decom), Wanderson Prezotti, além da delegada Karine Sanz Balarine.

 

A palestra faz parte do ciclo de treinamentos que o Nugoti vai receber do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI). Para o diretor do CATI, Marcos do Val, o objetivo do treinamento é tornar o Nugoti referência em grupos de invasões táticas “Estamos iniciando uma parceria inédita com a Polícia Civil. Nossa meta é tornar o Nugoti referência na América Latina" relatou.


 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br
fernanda.pontes@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard