curso got Policiais civis participaram, nesta quarta-feira (30), da segunda etapa de seleção para o I Curso de Operações Policiais (COP), realizado pelo Grupo de Operações Táticas (GOT). Dos 54 inscritos, 27 policiais foram aprovados nesta fase, que consistia no teste de aptidão física (TAF). A lista com os nomes dos classificados será divulgada na próxima quarta-feira (06), na sede do GOT.
Os testes foram aplicados na área de exercícios no bairro Curva da Jurema, em Vitória. De acordo com coordenador do GOT, delegado Eduardo Khaddour, 54 policiais se inscreveram no curso sendo que 32 deles compareceram ao local de provas para à realização do teste. “Os alunos selecionados firmarão compromisso de atender as necessidades de instrução, com consciência dos riscos da atividade, e de seguir rigorosamente todas as regras de segurança e disciplina do curso”, ressaltou o coordenador do GOT.
Ainda segundo informações do delegado, os participantes do TAF tiveram que atingir o mínimo exigido por cada exercício para se classificarem. Foram três atividades realizadas, sendo flexões na barra, com o mínimo de cinco repetições, abdominal remador, com 35 repetições em um minuto, ambos com duas tentativas, e uma corrida com 2.200 metros tendo uma tentativa em, no mínimo, 12 minutos.
O curso
De acordo com o coordenador do GOT, delegado Eduardo Khaddour, o intuito do COP é aperfeiçoar a qualificação dos policiais civis, em condições físicas, táticas, psicológicas e intelectuais. O treinamento possui carga horária de 120 horas e terá início dia 15 de novembro e vai até o dia 29 do mesmo mês.
Durante o curso, os 25 instrutores e monitores ensinarão técnicas diversas, tais como: Uso e manuseio de equipamentos letais e não letais; Adaptação em altura; Sobrevivência policial; Deslocamento tático; Aproximação, cerco e transposição de obstáculo; entradas táticas; abordagens a pessoas e veículos; resgate de policial ferido; patrulha; atividade física e defesa pessoal.
Os policiais selecionados ficarão à disposição e vinculados ao GOT durante o curso, computando esse período, para todos os efeitos, como regular exercício das funções. O delegado explicou que todos os policiais serão avaliados permanentemente nas diversas modalidades de instrução e se alcançarem um nível de bom rendimento, serão aprovados e receberão um diploma ao fim do curso.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 9862-4006
Edimara Garbelotto
comunicapces@gmail.com