11/06/2014 16h56 - Atualizado em 24/06/2019 19h37

Policiais civis prendem décimo suspeito de integrar quadrilha especializada em roubos a cargas de café em Pinheiros

dp pinheiros 11-06dp pinheiros 11-06

Policiais civis da Delegacia de Pinheiros prenderam nessa terça-feira (10) A.S., 25 anos, suspeito de integrar quadrilha especializada em roubos a cargas de café no município. Os outros nove integrantes da quadrilha foram detidos, em flagrante, durante a operação “Conilon”, realizada no último dia 30.

De acordo com o titular da 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia e responsável pela operação, delegado Líbero Penello, A.S. foi detido em sua residência, localizada no bairro Carapina, em São Mateus, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Pinheiros. “A partir das investigações iniciadas na operação Conilon, conseguimos identificar e localizar o suspeito”, contou o delegado.

Líbero Penello explicou que durante o depoimento A.S. confessou que era motorista do segundo caminhão onde estavam as sacas de café roubadas e que, ao perceber que os outros integrantes da quadrilha haviam sido presos, o suspeito decidiu vender a máquina de solda, que ele havia roubado de uma das fazendas, para o borracheiro identificado como A.K.X., 49 anos, preso em sua borracharia, localizada a margem da Rodovia BR 101, em São Mateus.

“Os policiais apreenderam também, durante a operação, um caminhão, identificado supostamente como o segundo veículo utilizado no roubo”, ressaltou o titular.

Depois de detidos, os dois suspeitos foram conduzidos à 18ª Delegacia Regional de São Mateus, onde prestaram esclarecimentos. A.K.X. foi autuado, em flagrante, por receptação, pagou fiança no valor de R$ 500 e foi liberado, devendo responder ao processo em liberdade. Já A.S., foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus, onde responderá pelo crime de roubo. A máquina de solda foi entregue ao proprietário da fazenda e o caminhão encaminhado ao pátio do Detran do município, onde ficará à disposição da Justiça.

Operação Conilon

No dia 30 de maio deste ano, os policiais civis da DP de Pinheiros em conjunto com militares do município realizaram uma operação que resultou na prisão de nove suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em assaltos. A operação denominada “Conilon” ocorreu nos municípios de São Mateus, Pinheiros e Pedro Canário.

Na ação foram detidos A. S. L., 18 anos, C. J. A., 29 anos, E. A. S. F., 43 anos, D. A. S., 22 anos, V. D. R., 46 anos, A. E. J., 25 anos, R. S. P., 21 anos, J. D. V., 32 anos, e um adolescente de 16 anos.

De acordo com o titular da 17ª Regional de Nova Venécia, delegado Líbero Penello, a quadrilha já vinha sendo monitorada há algum tempo. “O grupo é suspeito de pelo menos outros dez assaltos, cometidos inclusive em outros estados. No dia 28 de maio deste ano, obtivemos a confirmação de que eles cometeriam mais um assalto na região. A partir disso, ficamos prontos para agir no momento necessário”, informou o delegado.

Líbero Penello contou que cerca de 50 policiais civis e militares se dirigiram para o trecho Sayonara, próximo ao município de Conceição da Barra, para recuperarem um dos caminhões roubados. “Obtivemos sucesso na abordagem. Além dessa apreensão, ainda conseguimos recuperar um lote de cerca de cem sacas de café em meio aos eucaliptos do município, totalizando a apreensão de 450 sacas do produto”, ressaltou Líbero.

O delegado ainda relatou que, além da carga, uma espingarda calibre 12 de dois canos, uma garrucha de dois canos, um veículo supostamente utilizado para dar cobertura nos assaltos, 12 aparelhos celulares, roupas, mochilas e uma máquina fotográfica também foram recuperados pelos policias.

Todos os detidos foram reconhecidos pelas vítimas e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus, onde permanecem à disposição da Justiça. Já o adolescente aguarda o resultado do pedido de internação requerido pelo delegado.

Informações à imprensa:
Fernanda Pontes