24/06/2016 17h10 - Atualizado em 26/03/2019 18h29

Policiais civis prestigiam solenidade em comemoração ao "Dia do Policial Civil" no Norte do Estado

dia policial civil norte 23 06 001dia policial civil norte 23 06 001 Cerca de 150 policiais civis que atuam na Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), em Linhares, participaram, na manhã dessa quinta-feira (23), da solenidade em comemoração ao Dia do Policial Civil. O evento foi realizado no Centro Cultural Nilce Avanza, no Centro do município.

Estiveram presentes a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, o superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Landulpho Lintz, a chefe da Divisão de Promoção Social, delegada Inês Loss, o titular da 16º Delegacia Regional de Linhares, delegado Walter Emilino Barcelos, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Linhares, tenente coronel Alex Voney de Almeida, além de autoridades políticas.

Durante o discurso, Gracimeri lembrou quando esteve em Linhares, em fevereiro do ano passado, para informar que a Polícia Civil iria fazer o planejamento estratégico da instituição. “Uma das ideias sugeridas foi que os serviços da Polícia Civil fossem levados para o interior do Estado e estamos fazendo isso. Por esse motivo, nós decidimos levar, também, as comemorações referentes ao Dia do Policia Civil, uma data que é tão aguardada por nós durante o ano todo”, afirmou. dia policial civil norte 23 06 003dia policial civil norte 23 06 003

Gracimeri falou, também, sobre a importância dos policiais conhecerem a história da Polícia em que atuam e sobre as dificuldades e vitórias alcançadas pelos policiais que trabalham no Norte do Estado. “Todas as dificuldades que existem na região, como a seca, impactam na segurança pública, mas, este ano, conseguimos reduzir em 20% o número de homicídios no Norte, e equiparamos com o Sul do Estado. Um avanço significativo para nós”, declarou.

A chefe de Polícia destacou, ainda, a importância das parcerias com outras entidades para a redução da criminalidade. “Precisamos atuar em conjunto com outras entidades como a sociedade, a igreja, a família e as instituições sociais. Precisamos de todos porque, sem eles, a porta de entrada para a criminalidade fica muito grande. Por isso, ações que levem os nossos jovens para as escolas, como o projeto ‘Escola Viva’, e promoção de bons valores como a campanha ‘Compartilhe o Bem’, promovidos pelo Governo do Estado, contribuem com as políticas sociais pela paz e ajudam no enfrentamento à violência”, afirmou.

dia policial civil norte 23 06 004dia policial civil norte 23 06 004 Ao final do evento, alguns policiais civis que atuam na SPRN puderam apresentar outros talentos que possuem. Foi o caso do escrivão de polícia Jones Sérgio Nascimento Silva, que atua na 15ª Delegacia Regional de Colatina, e do titular dessa unidade, delegado José Henrique Oliveira. Juntos eles fizeram uma apresentação de voz e violão para os convidados. O agente de Polícia José Neto, que atua na Delegacia de Polícia (DP) de Conceição da Barra, também apresentou no violão uma versão em rock’n roll do hino da Polícia Civil e emocionou os presentes. Para encerrar, ocorreu um sorteio de brindes oferecidos pelos parceiros da Polícia Civil.

dia policial civil norte 23 06 005dia policial civil norte 23 06 005
Comemorações

No último dia 17, uma sessão solene do Conselho da Polícia Civil marcou as comemorações referentes ao “Dia do Policial Civil”, em Vitória. A solenidade homenageou 75 policiais civis, entre eles 20 delegados, 20 escrivães, 17 investigadores, nove agentes, quatro peritos, quatro psicólogas e uma assistente social. Na ocasião, foram entregues as medalhas de 10, 20 e 30 anos aos policiais civis que completam o tempo de efetivos serviços prestados à instituição e que não possuem nenhuma mácula em sua ficha funcional. Cerca de 250 pessoas, entre policiais civis e familiares, prestigiaram o evento.

Já no Sul do Estado, as homenagens foram realizadas no auditório do Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 16, e reuniu cerca de 130 pessoas.

Dia do Policial Civil

dia policial civil norte 23 06 002dia policial civil norte 23 06 002
No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado no dia 12 de junho em referência à data da morte do capixaba Domingos José Martins, patrono da Polícia Civil do Espírito Santo e herói capixaba, que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi fuzilado no dia 12 de Junho de 1817, no Estado da Bahia.

A data está prevista no artigo 253 da Lei estadual 3.400 de 17 de janeiro de 1981. Em outros Estados, o dia é comemorado em datas diferentes.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes