01/03/2014 09h04 - Atualizado em 25/06/2019 18h54

Policiais civis realizam operação pré-carnaval no Sul do Estado

op precarnaval 27 02op precarnaval 27 02 Onze pessoas foram detidas durante a operação Pré-Carnaval realizada no Sul do Estado durante três dias e terminou nessa quinta-feira (27). Entre os detidos está um adolescente.

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Marataízes, delegado Luiz Pascoal, o objetivo da operação foi reprimir e prevenir ações criminosas na região. “A ação permitiu retirar vários elementos perigosos de circulação e ajudou na elucidação de, pelo menos, seis crimes”, afirmou.

O delegado informou que policiais civis e militares cumpriram 22 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão. Ao todo foram apreendidas quatro armas de fogo, maconha, crack, cocaína e R$ 4 mil provenientes de atividades ilícitas.

Nessa quinta-feira (27), outras duas pessoas foram detidas em Marataízes. G. B. F. e M. G. , pai e filho, foram presos com um revólver calibre 38 municiado, 500 pedras de crack prontas para a venda, várias pedras brutas da mesma droga, com capacidade para produção de mais 1500 papelotes, maconha, cocaína, touca ninja e mais de R$ 3 mil em notas. Pai e filho foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim.

Cerca de 35 policiais civis e militares participaram da operação divididos em 15 viaturas. Entre eles equipes das Delegacias de Polícia de Marataízes e da 9º Delegacia Regional de Itapemirim, três delegados e três oficiais da Polícia Militar. “Novos levantamentos foram feitos e a qualquer momento novas operações serão realizadas”, ressaltou Luiz Pascoal.

Outras prisões

Na terça-feira (25), quatro pessoas foram presas e um menor foi apreendido , no bairro Joacima, em Itapemirim. Entre os detidos, dois deles já estavam com mandado de prisão preventiva em aberto. Os sete mandados de busca e apreensão e os de prisão temporária foram cumpridos com o auxílio de policiais militares.
Na ação, cinco pessoas foram presas, dentre elas um adolescente de 15 anos com dois revólveres. De acordo com o titular da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, delegado Djalma Pereira Lemos, o adolescente é oriundo de Cachoeiro de Itapemirim e possui diversas passagens pela polícia. “Durante o depoimento, ele não soube explicar por que tinha as armas, mas assumiu a posse delas e confessou outros delitos, inclusive homicídio”, contou o delegado. Com o adolescente, foi preso também M. A. A. S., 39 anos, que foi autuado por posse ilegal de arma de fogo, mas pagou fiança e responderá o processo em liberdade, enquanto o menor foi encaminhado para o Ministério Público.

De acordo com o delegado foi possível constatar a participação do jovem em pelo menos três homicídios. Ele está internado provisoriamente à disposição da Justiça da Infância. “O menor foi encontrado na terça-feira em Itaoca e as investigações apontam que apesar de estar há apenas uma semana no município de Itapemirim, ele estava andando ostensivamente armado”, informou o delegado.

No mesmo bairro também foram presos M. F. G., 19 anos, R. M. B., 20 anos, e E. J. B. S., 29 anos. Eles foram encontrados na residência da tia de M. F. G. que juntamente com R. são suspeitos de homicídio. Com eles foram encontrados quatro tabletes de maconha prontos para preparo, cocaína, material para embalo e R$ 750, em dinheiro.

O delegado informou ainda que os três foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. M. F. G. será encaminhada a Presídio Feminino de Cachoeiro. R. e J., serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Marataízes, onde permanecem à disposição da Justiça.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006