Dez policiais civis do Núcleo de Gerenciamento de Operações Táticas e Instrução (Nugoti) terminaram nesta sexta-feira (24) o curso de Combate em Ambiente Fechado, realizado em Vitória. A capacitação foi ministrada por policiais do Nugoti e também pelos instrutores do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati).
De acordo com o delegado Fabrício Dutra, responsável pelo Nugoti, a forma como o treinamento foi realizado é a mesma que o policial encontra no dia a dia, como nos casos reais de prisão de criminosos perigosos. “Durante a ação, o policial foi alertado sobre o seu posicionamento correto para que não haja qualquer tipo de acidente ou incidente, preservando a vida dele e de terceiros”, relatou.
Ele ainda esclareceu a necessidade dos policiais civis que atuam no Nugoti estarem sempre em treinamento. “Nossas ocorrências sempre envolvem alto risco, por isso precisamos estar sempre capacitados para agir com técnica e dentro da legalidade” disse.
Foram dois dias de simulação de diversas estratégias policiais envolvendo cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão. Além disso, os policiais tiveram aulas teóricas de direito penal e processo penal a fim de atuarem sempre dentro dos princípios previstos na lei.
Para o diretor do Cati, Marcos do Val, o objetivo dos treinamentos é tornar o Nugoti referência em operações táticas. “Iniciamos uma parceria inédita com a Polícia Civil. Em dois anos, queremos tornar o Nugoti referência na América Latina”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br