16/06/2016 17h27 - Atualizado em 05/04/2019 18h31

Policiais do Sul do Estado são homenageados com ação do “Dia do Policial Civil”

dia policial sprs 16 06 001dia policial sprs 16 06 001 Dando continuidade às comemorações do Dia do Policial Civil, uma ação com o objetivo de homenagear os policiais civis que atuam no Sul do Estado foi realizada na manhã desta quinta-feira (16). O evento, organizado pelo gabinete da chefia de Polícia com o apoio da Divisão de Promoção Social (DPS), aconteceu no auditório do Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim.

Prestigiaram a solenidade a chefe de polícia, delegada Gracimeri Gaviorno; o superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Paulo Rogério; o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Roberto Casteglione Dias; a chefe da DPS, delegada Inês Loss; e o delegado Romulo Carvalho Neto, que é o chefe em exercício da 7º Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, que foi representando o responsável pela 7º Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, delegado Faustino Antunes, que estava de férias.

Participaram, ainda, o titular da 6ª Delegacia Regional de Alegre, delegado Ricarte Teixeira; o da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba, delegado José Augusto Militão; o da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, delegado Djalma Pereira Lemos; o da 10ª Delegacia Regional de Anchieta, delegado Milton Sabino; e o responsável pela Delegacia de Polícia (DP) de Castelo, delegado Juarez Serafim Leite Junior, representando a titular da 11ª Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante, delegada Maria Elizabeth Zanolli. Além deles, aproximadamente, 100 policiais civis de toda a região Sul do Estado, participaram do evento.

dia policial sprs 16 06 002dia policial sprs 16 06 002
“Estamos aqui para cumprir uma promessa que fizemos a vocês no ano passado, na qual dissemos que iríamos levar as ações da Polícia Civil para todo o Estado. Cada um de nós é importante onde está. E nós precisamos reconhecer em cada um de nós e no outro os nossos valores para entendermos que somos um corpo”, afirmou a chefe de Polícia, Gracimeri Gaviorno.

Durante o seu discurso, Gracimeri fez um resgate histórico sobre a missão e a atuação da Polícia Civil ao longo da história do Brasil. “É importante discutir as nossas atitudes, mas para defender nossa função temos que saber de fato a nossa história”.

A chefe de Polícia também falou sobre a data 12 de junho, na qual é comemorada o Dia do Policial Civil , em virtude da morte do herói capixaba Domingos Martins. “Para nós é muito significativo o dia 12 junho, pois o nosso patrono foi, recentemente, considerado um herói nacional. É uma honra para a Polícia Civil ter nessa figura uma referência de luta pela liberdade, igualdade e garantia de direitos”, concluiu.

O superintendente Regional Sul, delegado Paulo Rogério, também falou durante a solenidade. “As dificuldades não podem ser motivos para não reconhecer o trabalho dos dia policial sprs 16 06 003dia policial sprs 16 06 003 nossos policiais. Estamos diante de pessoas voluntárias, que vestem a camisa, pois quem está aqui é porque gosta. Em cada unidade temos pessoas valiosas desenvolvendo um trabalho extremamente importante, dentre ele um excelente serviço de proteção à sociedade. Prova disso é que o nosso índice de resolutividade é altíssimo nos casos de crimes letais intencionais contra a vida”, afirmou.

Durante o evento, alguns policiais civis apresentaram seus talentos. Entre eles estão o investigador de polícia, Hélio de Oliveira, que fez uma apresentação no violão, acompanhado pelo investigador Anderson Gonçalves, no saxofone, e pela voz da psicóloga da Polícia Civil, Maria Teresa Borges.

No último dia 10 de junho, para celebrar a data, a Polícia Civil realizou um culto de ação de graças, no auditório Ponzo Peres, na Chefatura de Polícia, em Vitória.

Dia do Policial Civil

dia policial sprs 16 06 004dia policial sprs 16 06 004
No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado no dia 12 de junho em referência à data da morte do capixaba Domingos José Martins, patrono da Polícia Civil do Espírito Santo e herói capixaba, que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi fuzilado no dia 12 de Junho de 1817, no Estado da Bahia.

A data está prevista no artigo 253 da Lei estadual 3.400 de 17 de janeiro de 1981. Em outros Estados, o dia é comemorado em datas diferentes.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes