13/10/2016 16h42 - Atualizado em 25/03/2019 18h45

Policial civil do ES é o único do sudeste a concluir Curso de Operações Aéreas (COA) do Maranhão

curso coa 004curso coa 004 O agente de polícia Cleudes Júnior, que atua no Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil capixaba, foi o único policial da região sudeste do Brasil a concluir o Curso de Operações Aéreas (COA) oferecido pelo Centro Tático Aéreo (CTA), órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) do Maranhão.

Além disso, o mais novo “falcão” – denominação dos tripulantes da equipe aérea – também foi o primeiro colocado da 10ª edição do curso, cuja formatura foi realizada na última quinta-feira (06), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão.

O agente de polícia foi um dos 15, entre policiais civis e militares e homens do Corpo de Bombeiros, que concluíram o COA, que é referência nacional em treinamentos aéreos. O objetivo é a formação de tripulantes operacionais capacitados a operar em aeronaves combatendo o tráfico de drogas, promovendo o resgaste de vidas, entre outras atividades.

curso coa 001curso coa 001
“Esse tipo de treinamento eleva e leva o nome do nosso Estado, da nossa polícia e do GOT para todo o país. É um orgulho e uma vitória poder participar e concluir este curso, que é considerado o melhor do país em treinamento aéreo, e ainda ser o primeiro colocado nesta edição, na qual 22 policiais iniciaram e somente 15 concluíram”, afirmou o agente de polícia.

O curso teve início no dia 20 de julho e durou 75 dias, com carga horária de 600 horas. Foram repassadas técnicas especiais de operações com aeronaves de asa rotativa, ou seja, de helicóptero, e asa fixa, de aviões nos padrões aplicados pelos profissionais que já estão em atividades na unidade. Além disso, os policiais foram submetidos a intensos testes físicos e tiveram disciplinas como práticas de combate aéreo, tiro embarcado, combate a incêndio, mergulho, operações helitransportadas, sobrevivência, táticas de combate, operações em ambientes de difícil acesso, busca e salvamento.

Segundo Cleudes, os dez primeiros dias os policiais passaram por um treinamento em área de selva, ministrado pelo 50° Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro (BIS) de Imperatriz, e os dez dias seguintes foram de sobrevivência em região de caatinga, ministrado pelo Batalhão Especial de Policiamento do Interior (CIOSAC) da PM de Pernambuco.

curso coa 002curso coa 002
Cleudes afirma que o curso foi desgastante e que chegou a perder oito quilos durante as duas etapas iniciais, mas está feliz com a experiência. “Apesar das dificuldades, foi uma experiência gratificante, pois fomos submetidos a vários testes físicos e psicológicos que enfrentamos no dia a dia durante nossa atividade policial. Durante todos esses dias superamos nossos limites, nossos medos e nos entregamos para alcançar o certificado do curso. E no meu caso, em especial, ser o primeiro colocado em uma turma onde existiam tantos policiais capacitados e com cursos de diferentes partes do país foi fantástico e emocionante. Fez todo o sacrifício valer a pena”, avaliou.

A partir de agora, o policial capixaba se juntará aos outros 69 falcões que participam do CTA e atuam em caráter de estágio durante a nova fase de regionalização das bases do CTA, que ganhará nos próximos meses uma base na cidade de Presidente Dutra e outra em Imperatriz, cobrindo um raio de 187 cidades do Maranhão, conforme informou o coronel Ismael Fonseca, comandante do CTA e um dos instrutores do curso.

10º COA

Ao todo foram oferecidas 35 vagas, sendo 30 delas para os membros das forças que atuam no Maranhão e as demais para as instituições coirmãs do país.

A seleção dos candidatos se deu por meio de exames médicos e, em seguida, Exame de Aptidão Física (EAF), no qual os candidatos foram submetidos as seguintes provas: natação, flutuação vertical, apneia horizontal, flexão na barra, flexão de braço, abdominal, corrida 10 quilômetros, corrida resgate 100 metros e subida na corda vertical de 7 metros.

Ao todo, 150 profissionais das forças de segurança se inscreveram para participar do curso, mas apenas 22 cumpriram a pontuação desejada durante o teste físico.

curso coa 003curso coa 003
Além disso, os aprovados no teste físico tiveram que fazer o exame de aptidão específica (EAE), que consistiu na realização da prova de tiro com pistola calibre .40 e, por fim, ainda foram submetidos ao teste de aptidão psicológica.

CTA

O Centro Tático Aéreo consiste em um grupamento de elite do Maranhão que combate a ação de criminosos de alta periculosidade em diversas missões em todo o Estado, dando suporte aos sistemas de segurança de várias Unidades da Federação. Mesmo com suas atribuições expandidas não deixou a própria segurança de lado, fato este comprovado por suas 20 mil horas voadas sem quaisquer acidentes, tornando-o também um dos principais elos do sistema de segurança de voo em sua região.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes