10/06/2014 14h59 - Atualizado em 24/06/2019 18h04

Policial civil do GOT é o primeiro capixaba a concluir curso de explosivos no Rio de Janeiro

curso explosivos got 002curso explosivos got 002 O agente de polícia do Grupo de Operações Táticas (GOT), Rodrigo Antônio Menezes, é o primeiro capixaba a ter a qualificação de Técnico Explosivista. Ele participou do 4° Curso Técnico de Explosivos (IV CTEx), ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

As instruções tiveram início no dia 17 de fevereiro e foram concluídas no útlimo sábado (07) com carga horária de 518 horas/aula. Durante o treinamento, o agente de polícia participou de dois acionamentos reais: uma suspeita de bomba na estação do Metrô de General Osório, em Ipanema, e a varredura nas instalações da Granja Comary, em Teresópolis, onde a Seleção Brasileira permanecerá durante a Copa do Mundo 2014.

Segundo informações do titular do GOT, delegado Eduardo Khaddour, a formação deste policial é consequência da constante qualificação dos integrantes do grupo. “Ele será um multiplicador do conhecimento adquirido para os demais integrantes do GOT e de outros policiais civis, já que as instruções serão repassadas no II Curso de Operações Policiais (COP), que será realizado no segundo semestre deste ano”, informou ocurso explosivos got 001curso explosivos got 001 delegado.

Khaddour também relatou que o curso contribuirá para implementação do Esquadrão Antibomba do Estado. “Essa atividade policial é de extrema importância, principalmente devido aos grandes eventos esportivos que ocorrerão no país. Ele será responsável por realizar intervenções em artefatos explosivos improvisados e convencionais em todo o Estado, elaborar relatórios técnicos, vistorias antibombas e assessoria a outros órgãos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social”, ressaltou o responsável pelo GOT.

A grade curricular do curso contou com matérias como: Normas de Segurança; Química dos Explosivos; Acessórios de Detonação; Artefatos Explosivos Industrializados (EODs); Legislação de Explosivos; Doutrina Antibomba; Artefatos Explosivos Improvisados (IEDs); Ameaça e Varredura; Perícia Pós-Explosão; Laudo Técnico e Desminagem.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006