22/04/2014 15h57 - Atualizado em 24/06/2019 19h43

Policial do GOT conclui curso de Operações Aéreas em primeiro lugar no Rio de Janeiro

got 22 04 001got 22 04 001

Concluir um curso no qual 22 duas pessoas começaram e apenas oito conseguiram terminar já é um desafio. E ser o mais bem classificado entre eles é uma vitória maior ainda. Tal feito foi conquistado pela primeira vez por um policial civil capixaba no Curso de Operações Aéreas (COA) encerrado no último sábado (19).

Durante 35 dias, o agente de polícia Felipe Seidel Aburquerque participou da 5ª edição do COA, considerado referência nacional, e que foi ministrado pelo Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

“A classificação em primeiro lugar deste policial é fruto da constante dedicação e esforço pessoal dele, mas faz parte também das reiteradas qualificações que os integrantes do Grupo estão sendo submetidos desde a metade do ano passado”, destacou o coordenador do Grupo de Operações Táticas (GOT) do Espírito Santo, delegado Eduardo Khaddour.

O delegado explicou que a capacitação do policial faz parte da reestruturação na metodologia de trabalho do GOT e contribuirá, de forma significativa, para a reprodução dos conhecimentos entre os policiais que atuam na unidade. “Estamos viabilizando a especialização dos nossos policiais em diversas áreas para que eles possam atuar em conjunto com outras forças policiais”, afirmou Khaddour.

got 22 04 002got 22 04 002 Primeiro capixaba a concluir o Curso de Operações Táticas Especiais

O agente de polícia Felipe Seidel foi também o primeiro capixaba a concluir o Curso de Operações Táticas Especiais (COTE) e considerado um dos melhores do Brasil. As instruções foram dadas pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Durante a capacitação foram disparados, aproximadamente, cinco mil tiros.

O curso teve início no dia 20 de maio de 2013 e foi concluído no dia 27 de julho do mesmo ano, com carga horária de 650 horas/aula. Dos 45 policiais que iniciaram o curso apenas 11 deles concluíram, sendo todos integrantes de grupos de polícia especiais de vários estados do Brasil, tais como: CORE/RJ, COE/SP, COE/PR, GOT/ES, COE/GO.

A grade curricular tem matérias como: Adaptação à altura; Agentes menos letais; Artefatos Explosivos; Balística; Combate a incêndios; Combate em ambiente confinado; Condicionamento físico; Direção defensiva, ofensiva e evasiva, Direitos Humanos e Ética policial; Escalada; Estágio de Operações Aéreas; Eventos operacionais; Gerenciamento de crises; Luta; Manutenção e funcionalidade de armamentos; Medicina Legal; Mergulho Autônomo; Negociação; Novas tecnologias de uso operacional; Tiro de precisão e Tiro Tático policial. Durante o curso, os policiais foram avaliados e fizeram provas práticas eliminatórias semanais.

Entre os treinamentos, os alunos receberam instruções de dois militares da marinha americana que ensinaram as técnicas de como sobreviver na selva. O destaque ficou por conta das aulas de patrulhamento, em particular a Falcão, na qual uma patrulha é composta por oito pessoas e é um dos procedimentos mais utilizados durante as entradas nas comunidades e aglomerados urbanos.

got 22 04 003got 22 04 003

Fernanda Pontes