Governo do Estado do Espírito Santo
24/11/2010 16h07 - Atualizado em 23/01/2017 22h45

Polícias Militar e Civil fornecem dicas de segurança para quem for sacar 13º salário

 

Para garantir que não haja nenhum contratempo neste fim de ano, quando é realizado o pagamento do 13º terceiro salário para os trabalhadores, as Polícias Militar e Civil alertam aos cidadãos com dicas de segurança e orientações para as devidas e necessárias precauções em regiões próximas a bancos, por exemplo. Manter a atenção principalmente nas saídas das agências é um dos destaques nas dicas para evitar a ação de criminosos.

 

 

 

 

A Polícia Militar ressalta que a mudança de conduta é imprescindível para evitar os assaltos nessas situações. “Orientamos que as pessoas não fiquem dispersas quando saírem dos bancos. É importante não andar distraído nas ruas falando ao celular, por exemplo. Cuidados com a bolsa à mostra, principalmente em relação às mulheres, é outra orientação para não chamar a atenção e ser alvo de assaltos”, destacou capitão Almir Cruz.

É importante não chamar a atenção com o saque de grandes quantias de dinheiro, pois os criminosos também frequentam os bancos e, muitas vezes, bem vestidos e com boa aparência, são confundidos com clientes comuns. O titular da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), delegado Márcio Braga, alerta as pessoas em relação ao golpe da 'saidinha de banco'. “Além de observar se há alguém estranho por perto, o ideal é retirar uma pequena quantidade em vários lugares para despistar quem estiver vigiando a vítima", ressalta.

Outra orientação é evitar colocar o dinheiro ou a carteira no bolso de trás ao sacar dinheiro, procure distribuí-lo nos bolsos. Não converse com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Ao sair da agência, olhar bem para todos os lados é uma das precauções para identificar se algum estranho está seguindo o cidadão.

Não solicite a ajuda de pessoas estranhas em caso de alguma dificuldade no manuseio do cartão do banco, por exemplo. É imprescindível nunca fornecer senha para estas pessoas e sempre procurar a ajuda de um funcionário da própria agência.

Caso haja necessidade de sacar dinheiro à noite, a orientação é evitar a utilização de caixas eletrônicos em locais isolados. Observar sempre se há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico. Se houver, o melhor é evitar esse caixa nesse momento.

Para os motoristas, a PM e PC também alertam quanto à chegada e à saída das agências. Antes de estacionar em via pública é importante observar a presença de pessoas suspeitas, pois criminosos costumam abordar vítimas nesse momento. O retorno ao veículo exige mais atenção ainda. Ladrões sabem que o cidadão acabou de retirar dinheiro. Em casos de assalto, é preciso que a pessoa nunca reaja. A sugestão é, após o fato, acionar, imediatamente, a Polícia Militar por meio do 190.


Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br


Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Talyta Cavalcante e Natália Magalhães
(27) 3137-9024 - (27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
eveline.cavalcante@pc.es.gov.br
natalia.ferreira@pc.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard