Governo do Estado do Espírito Santo
29/09/2011 14h24 - Atualizado em 23/01/2017 17h47

Polícias Militar e Civil prendem quadrilha que aplicou golpes de mais de R$2 milhões no Norte do ES

 

Policiais militares do 2º Batalhão e policiais civis realizaram a “Operação Pokemon”, que resultou na prisão de 13 pessoas, entre elas duas mulheres, que fazem parte de uma quadrilha especializada em crime de estelionato. As prisões ocorreram na manhã desta quarta-feira (28), em Nova Venécia, no Norte do Estado.


De acordo com levantamentos da polícia, os golpes aplicados pelo grupo ultrapassam a R$ 2 milhões. Com os detidos foram apreendidos grande quantidade de documentos falsificados, diversos automóveis e motocicletas, documentos de veículos, talões de cheque, notas fiscais, dinheiro, cartões de créditos, celulares, notebooks, recibos de depósitos bancário, condicionador de ar, lavadoras de roupas, aparelhos eletrônicos diversos (TV, DVD, etc.), computadores, e outros materiais.

Dois dos suspeitos foram presos em São Gabriel da Palha e com eles foram apreendidos documentos diversos e um veículo. Durante a operação foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e nove de prisão, todos expedidos pelo juiz de Nova Venécia.

As investigações apontam que os golpistas agiam da seguinte forma: falsificavam documentos em escritórios de contabilidades e financiavam os veículos em nome de terceiros (laranjas), e não pagavam as prestações. Depois, vendiam os carros (pokemon) em outros Estados, principalmente em Rondônia. O mesmo golpe era aplicado na compra de eletrodomésticos.

A quadrilha estava sendo investigada por policiais do Serviço de Inteligência do 2º BPM há cinco meses. A operação contou com a participação de 53 policiais militares e foi comandada pelo tenente coronel Robson Raimundo da Silva, comandante do 2º Batalhão, com apoio do delegado de Polícia Civil Vítor Manuel Torres.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de Nova Venécia.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard