17/11/2015 16h17 - Atualizado em 10/06/2019 19h07

Polícias vão ajudar a população das áreas atingidas pela lama

reuniao colatina 16 11reuniao colatina 16 11 A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, participou nessa segunda-feira (16) da reunião que teve como objetivo planejar as ações das polícias estaduais em relação ao impacto que a passagem da lama de rejeitos oriunda do rompimento da barragem de Fundão e Santarém, ocorrido no último dia 05, em Mariana, Minas Gerais, vai provocar nos municípios capixabas, em especial, nas cidades de Baixo Guandu, Colatina e Linhares. A reunião foi realizada na sede do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no Bairro Colatina Velha, no município de Colatina.

“Discutimos ações de segurança pública, de prevenção e acompanhamento da passagem da lama pelo Espírito Santo. As polícias devem estar preparadas e prontas para juntas auxiliarem a população dos municípios que serão afetados. Nossas unidades estão orientadas para ajudar a população nesse momento delicado”, ressaltou Gracimeri Gaviorno.

Na ocasião, policiais civis e militares foram orientados sobre como o Governo do Estado e os municípios estão se organizando em outras áreas que também serão atingidas com a chegada da lama de rejeitos de mineração. “Apresentamos o planejamento do Governo do Estado para lidar com a situação e orientamos a quem recorrer, em caso de necessidades urgentes de recursos e de informações sobre as possíveis ocorrências nos plantões policiais. Destacamos a importância das unidades policiais da região de posicionarem como uma porta para acolher e prestar socorro para a população nesse momento delicado”, afirmou Gracimeri Gaviorno.

Estiveram presentes o superintendente de Polícia da Região Norte (SPRN) delegado Faustino Antunes, o comandante do Policiamento Ostensivo Norte (CPO-N), coronel Marcos Assis, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Rômulo Souza Dias, o chefe da 15ª Delegacia Regional de Colatina, delegado José Henrique Oliveira, além dos delegados da 16ª Delegacia Regional de Linhares, da Delegacia de Polícia (DP) de Baixo Guandu, da Deten de Colatina, da DP Marilândia e representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), policiais civis e oficiais da Polícia Militar da Região Noroeste.

doacao dhpp 16 11 001doacao dhpp 16 11 001
Doações

Policiais civis que atuam na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) arrecadaram, aproximadamente, 500 litros de água para serem doados aos municípios abastecidos pelo Rio Doce e que foram atingidos pela lama de rejeitos de mineração.

Todo o material foi recebido na manhã da última quarta-feira (11) sendo a doação entregue no mesmo dia no quartel do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória. doacao dhpp 16 11 003doacao dhpp 16 11 003

Fernanda Pontes

Marcella Lucci (27) 99846-1111