13/03/2015 17h07 - Atualizado em 18/06/2019 22h59

Primeira delegada da PC assume cadeira na Academia Feminina Espírito-santense de Letras

neusa 001neusa 001 A história de conquistas e superação da primeira mulher a ser nomeada delegada na Polícia Civil do Espírito Santo ganhou um novo capítulo. A delegada e escritora Neusa Glória dos Santos passou a ocupar uma das cadeiras da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL).

Em meio a familiares e amigos, a escritora tomou posse durante uma solenidade realizada na terça-feira (10), no auditório da Rede Gazeta, em Vitória. A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, também esteve presente. “Ficamos muito lisonjeados por saber que a primeira mulher delegada na Polícia Civil agora também a ocupa uma posição tão importante na literatura do Estado”, declarou a representante da Polícia Civil.

Durante a reunião do Conselho de Polícia nessa quarta-feira (11), Gracimeri Gaviorno, que também é presidente do Conselho, solicitou que fosse registrada na ata uma menção honrosa para Neusa Glória, parabenizando-a por mais essa conquista.

O lugar conquistado por Neusa Glória é considerado o ápice na carreira de escritoras no Estado. Autora das obras “O Cerco no Imenso Salão", “Olhar sobre a vida” e “Câncer: Um protagonista silencioso”, nesse livro, lançado em 2013, a escritora conta a batalha que travou contra um câncer de mama diagnosticado em 2010. Temas como a descoberta e a luta contra a doença, a autoestima da mulher, a vaidade e a espiritualidade são relatados na obra que reflete bem a maneira positiva e alto astral com que a delegada conduz a própria vida.

neusa 002neusa 002

Carreira

A história da delegada é regada de desafios e vitórias. Nascida no interior do Estado, na cidade de São Gabriel da Palha, Neusa Glória dos Santos é de origem simples e de família modesta. Formada em Direito, ingressou na Polícia Civil em março de 1981 como comissária de Polícia da extinta Delegacia de Polícia de Delitos de Tráfego.

Durante os 31 anos de serviços prestados, Neusa Glória dos Santos foi chefe de todas as superintendências da Polícia Civil, Corregedora Geral, chefiou a Academia de Polícia (Acadepol), a Delegacia da Mulher, diversas Delegacias Regionais (os antigos Departamentos de Polícia Judiciária (DPJ)) e também Distritos Policiais (DP) como o da Praia do Canto.

Com uma ficha funcional extensa, repleta de elogios e de votos de congratulações, Neusa Glória participou do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher do Espírito Santo em 1998 e foi contemplada com uma medalha de mérito policial em 1999. A aposentadoria por tempo de serviço aconteceu em outubro de 2012. Desde então, a delegada aposentada se dedica, exclusivamente, à carreira de escritora.

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111