24/08/2016 11h05 - Atualizado em 26/03/2019 17h08

Projeto “AproximAção” é apresentado aos policiais civis da Corregedoria

Dando continuidade às políticas de valorização do servidor, traçadas no Planejamento Estratégico da Polícia Civil, a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, reuniu-se na tarde desta terça-feira (23), com os policiais civis que atuam na Corregedoria da instituição para apresentar o projeto “AproximAção”.

Participaram da reunião 35 policiais civis, entre delegados, escrivães, investigadores e agentes de polícia. Durante a apresentação, a chefe explicou as diretrizes utilizadas para a elaboração do projeto, cujo objetivo é a promoção de melhorias no atendimento e no acolhimento do cidadão e de toda a sociedade que utiliza os serviços da Polícia Civil. “O AproximAção foi pensado a partir das sugestões que os policiais civis deram durante o planejamento estratégico da instituição realizado no ano passado. Algumas ações já estão sendo desenvolvidas nas unidades da Grande Vitória, mas nossa ideia é que o projeto seja implantado em todo o Estado”, ressaltou.

Gracimeri ressaltou o trabalho que já foi realizado no 6º Distrito Policial (DP) de Jardim Camburi e na 3ª Delegacia Regional de Serra, sob a coordenação da Divisão de Promoção Social (DPS). “Entre as ações, está o curso de capacitação para melhoria no atendimento e acolhimento ao cidadão fornecido aos policiais civis dessas unidades em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que elaborou uma matriz curricular focada nas necessidades da Polícia Civil. Aos poucos vamos capacitando os policiais e implantando as ações nas unidades. Assim que elas começam a se desenvolver sozinhas, nós avançamos para outras delegacias”, afirmou.

Durante a reunião, os policiais civis elogiaram o “AproximAção” e fizeram algumas observações acerca de alguns itens previstos no projeto como estrutura física, capacitação e efetivo. “Precisamos melhorar nossa casa e isso depende de nós, por isso a importância desse projeto bem como de suas ações. Para isso, é necessário que nós pensemos nossas metodologias e sempre numa próxima ação em busca de melhorias. A Polícia Civil se faz com a participação dos policiais, por isso é importante a colaboração de todos”, ressaltou.

Na ocasião, a chefe aproveitou para dar início às atividades do projeto que serão realizadas junto aos policiais civis que atuam na Corregedoria e que serão coordenadas pela Divisão de Promoção Social (DPS).

Projeto “AproximAção”

O projeto faz parte dos resultados alcançados no Fórum de Planejamento Estratégico realizado em junho do ano passado. Para sua criação, foi feito um diagnóstico para captação de informações a respeito da qualidade do atendimento e a satisfação dos policiais. Duas unidades foram escolhidas para serem utilizadas como objetos da pesquisa: o 6º Distrito Policial de Jardim Camburi e a 3ª Delegacia Regional da Serra.

Os critérios usados para a escolha das unidades foram: demanda e estrutura de funcionamento. Os dados obtidos foram analisados pela equipe de policiais civis que atuam na Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil.

Além das reformas das unidades previstas no aspecto “estrutura”, o projeto também traz a criação de um Procedimento Operacional Padrão (POP’s). Esse estudo está sendo elaborado pela Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM) e está relacionado à padronização do atendimento dos policiais. “A partir de sua elaboração, os policiais atenderão as ocorrências de forma igual em todo o Estado, o que favorecerá a melhoria do atendimento e o fortalecimento da nossa imagem diante da sociedade”, avaliou Gracimeri.

A valorização profissional e a capacitação também são assuntos que estão sendo trabalhados pelo projeto “AproximAção”. Algumas ações já foram realizadas pela DPS como a palestra sobre alimentação e vida saudável, em abril do ano passado, e as campanhas do Outubro Rosa e a do Novembro Azul todas voltadas para a melhoria da qualidade da saúde do policial. Cursos sobre Investigação Policial e sobre Uso e Manuseio de Arma de Fogo também foram oferecidos no ano passado.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes