evento internet segura adolescentes oito anos 19 11 Em comemoração aos oito anos de criação do projeto “Internet Segura para Adolescentes”, a Polícia Civil promove, na tarde desta quarta-feira (19), um ciclo de palestras para 120 alunos de escolas públicas e de projetos sociais do Estado. Temas como segurança na internet e os cuidados nas ruas serão abordados durante o evento que vai acontecer no auditório da chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
Desde a criação do “Internet Segura para Adolescentes”, em 2006, mais de 318 mil crianças e adolescentes de 148 escolas da rede pública e privada foram beneficiados com o projeto que tem o objetivo de prevenir e reduzir o número de adolescentes que praticam e sofrem crimes eletrônicos. “Os crimes virtuais envolvendo esse público teve redução pela metade depois que o projeto foi iniciado”, destacou um dos colaboradores, o investigador e especialista em crimes virtuais Eduardo Pinheiro.
A programação do evento inclui palestras sobre os temas como os riscos das redes sociais, o cyberbullying e os cuidados que se deve ter nas ruas com especialistas em segurança da informação, segurança pública e crimes virtuais. Além disso, o show de um humorista promete alegrar as crianças.
“É de grande importância a realização deste evento, pois aproximará ainda mais a Polícia Civil da comunidade”, afirmou o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio.
O Projeto
O ‘Internet Segura para Adolescentes’ foi criado em 2006 após a constatação dos altos índices de crianças e adolescentes envolvidos em crimes virtuais. Sendo assim, com o objetivo de reduzir a participação dos jovens nestes tipos de delitos, por meio de palestras, os policiais do antigo Núcleo de Repressão aos Crimes Eletrônicos (Nurecel), que deu origem à Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), passaram a ministrar palestras em escolas mostrando os riscos e as armadilhas da Internet, bem como demonstrando que muitas das condutas dos adolescentes no mundo virtual poderiam caracterizar um ato infracional, com previsão legal de punição no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Segundo o investigador e especialista em crimes virtuais, Eduardo Pinheiro, desde que o projeto foi criado, o índice de virtuais envolvendo adolescentes e crianças reduziu de 38% para 19% no ano passado. “Criou-se a necessidade da manutenção deste projeto para que esses índices reduzam ainda mais”, concluiu Eduardo.
No ano de 2008, o “Internet Segura para Adolescentes” foi um dos finalistas do Premio Inoves. No ano seguinte, o projeto foi integrado ao programa de Governo “Sesp Itinerante”, e juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros passou a percorrer o interior do Estado do Espírito Santo com palestras de prevenção contra a violência social.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com