Governo do Estado do Espírito Santo
13/09/2012 18h44 - Atualizado em 23/01/2017 19h51

Projeto piloto instalado no DPJ de Guarapari prende homem foragido da justiça

Nesta terça-feira (13), policiais do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Guarapari  prenderam um homem foragido da Justiça  no momento em que ele registrava o furto de um veículo. A prisão de  M.P.B.S., 25 anos,  se deu graças ao projeto piloto Delegacia on-line implantando em caráter de teste no DPJ.

Ao iniciarem o registro do boletim de ocorrência da M., os  policiais constaram por meio do sistema  usado pelo projeto que havia um mandado de prisão aberto contra o mesmo por homicídio ocorrido em 2010.  M. foi preso imediatamente e foi encaminhado ao  presídio de Xurí e cumprirá seis anos de detenção.

De acordo com o delegado Paulo Rogério Souza da Silva, responsável pelo DPJ, a prisão de M. é um dos bons frutos que o projeto  Delegacia On-line está produzindo.  Segundo o agente de polícia e coordenador do projeto , Cláudio Aznar Bichara , desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Delegacia On Line tem como objetivo  reunir todas as fontes de informação da polícia  e integrar todas as unidades policiais em uma base de dados única.

Para ele o registro do boletim de ocorrência é o primeiro passo para alimentar o sistema. “Toda pessoa que for até a delegacia seja como vítima ou como acusado será  fotografada e cadastrada nesse sistema . Dessa forma será possível a polícia ter acesso às informações pessoais dela , caso ela volte a delegacia em qualquer situação”, explicou Cláudio.

Esta é a primeira etapa do projeto  que está em fase de implantação. Inicialmente  estamos trabalhando com o sistema apenas nos casos de registro de boletins de ocorrência. O projeto prevê outras novidades como a instalação do inquérito policial on-line ,  o acompanhamento  do andamento do inquérito e a encaminhamento de forma digital do inquérito policial para o Tribunal de Justiça e para ciência do Ministério Público, trazendo assim mais agilidade, segurança e acessibilidade ao inquérito policial.

Novo DPJ de Guarapari completa um ano  de funcionamento

Nesta quinta-feira (13) o novo Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Guarapari completa o primeiro ano de funcionamento. Uma nova delegacia foi  entregue à população do município.

O investimento total com recursos próprios do Governo do Estado na nova DPJ é de R$ 1.941.169,64. Com 1.373,78 metros quadrados de área construída em dois pavimentos, o novo DPJ, localizado na Praia do Morro, conta com Delegacia de Plantão, Delegacia da Mulher, além da Vistoria Veicular e o Departamento de Identificação da Polícia Civil, no primeiro pavimento.

Já no segundo andar, funcionam a Delegacia Patrimonial, Delegacia de Crimes Contra a Vida, o Núcleo de Repressão ao Entorpecente, Administração Geral, Central de Termos Circunstanciados e emissão de mandados de prisão. A nova estrutura possui ainda um auditório, duas cozinhas e duas celas. A obra beneficia uma população de aproximadamente 110 mil habitantes que, no período de verão, pode chegar a 600 mil pessoas, com a chegada dos turistas que visitam a região.

O delegado Paulo Rogério Souza da Silva, responsável pelo DPJ, acompanhou as mudanças e garante que a nova unidade trouxe benefícios para a população e também para os trabalhos da Polícia Civil. “A gente não tinha condições de atender o público e de fazer o nosso trabalho. A reforma foi transformadora pois hoje estamos vivendo em uma ambiente salutar, agradável, e limpo. Estamos comemorando esta felicidade de poder atender melhor o publico e fazer um trabalho de qualidade” comemorou o delegado. Ele declara que nesse período os números de ocorrências registradas mais que dobraram na delegacia.

A unidade ainda dispõe de uma sala com três computadores, que são usados por policiais militares para confeccionarem seus boletins de ocorrências. Dessa maneira, o delegado acredita que é possível uma melhor fomentação de dados no sistema de ocorrência on line.

Além da nova estrutura, a chegada de novos policiais como escrivães, agentes, investigadores e delegados e o recebimento de novos computadores e viaturas que auxiliam nos serviços prestados a sociedade também foi comemorada.  A nova unidade está localizada na Rua Josias Cerruti,  683, Bairro Praia do Morro.


Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br




2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard