07/02/2011 16h14 - Atualizado em 24/01/2017 00h42

Rede EAD capacita 8.665 servidores em 2010

Em todo o ano de 2010, 8.665 servidores da segurança pública capixaba participaram dos cursos ministrados pela Rede Nacional de Educação a Distância (EAD), do Ministério da Justiça. O número representa um aumento de 6% de participação, tendo em vista que em 2009, 8.200 servidores se inscreveram para os treinamentos.

Os cursos oferecidos pelo EAD, e promovidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), ganham destaque entre os servidores pela qualidade dos conteúdos. A cada ano realizam-se três ciclos de aulas dos quais participam, aproximadamente, 200 mil alunos em todo o país. Para o primeiro ciclo de 2011, 57 temas fazem parte do cronograma. As aulas têm início no dia 23 de fevereiro e possibilitam aos participantes a educação continuada.

Para o gestor do EAD na Sesp, Carlos Lima, esta é uma maneira de oferecer mais conhecimento aos servidores. “Os cursos do EAD são elaborados de acordo com a grade curricular do Ministério da Justiça e são desenvolvidos por profissionais qualificados para cada tema. Como o ensino é à distância, o servidor pode administrar os estudos com o tempo que tem disponível, pois os cursos se adéquam ao horário de trabalho do servidor”, explica.

O delegado Janderson Lube, da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV)  de São Mateus, já participou de diversos cursos do EAD, entre eles o curso de Investigação Criminal I e II; Análise Criminal; e Sistema e Gestão em Segurança Pública. “O material didático oferecido pelo EAD é muito bom, com conteúdo diversificado e interessante. Pude aproveitar muito o conteúdo aplicado até para as tarefas do dia a dia. É claro que por não ser um curso presencial, a dedicação individual conta muito para um bom rendimento do aluno. Já participei de vários e sempre gostei bastante”, afirma.

Dentre os cursos disponibilizados pelo EAD estão: Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública; Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial; Sistema e Gestão em Segurança Pública; Polícia Comunitária; Identificação Veicular; Direitos Humanos, entre outros. Detalhes sobre os conteúdos podem ser conferidos no site www.mj.gov.br/ead

Como funciona

A Rede Nacional de EAD é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública no Brasil, que tem como objetivo viabilizar o acesso dos profissionais aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas e sociais existentes. Ela possibilita aos policiais civis, militares, federais e rodoviários federais, bombeiros, guardas municipais, e agentes penitenciários, a educação continuada e qualificada de forma gratuita.

Assessoria de Comunicação Sesp
Cláudio Figueiredo