O Governo do Espírito Santo premiou na quarta-feira (05) os projetos vencedores do Prêmio Inoves – Ciclo 2013. A cerimônia destacou ações realizadas pelas Prefeituras, Secretarias e órgãos do Estado. A servidora do Departamento Médico Legal (DML) Zenilda Carvalho dos Santos foi destaque pela atitude empreendedora realizada por meio do Projeto Visão legal - Nova chance de voltar a enxergar.
A servidora trabalha há seis anos no Banco de Olhos do DML, onde atua na abordagem familiar. “A minha maior recompensa é ver alguém voltar a enxergar por causa da córnea recebida. Agradeço à polícia civil a oportunidade de realizar esse trabalho gratificante”, relatou Zenilda.
O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, destacou a dedicação da servidora e a importância do prêmio. “A perseverança, a humildade, a competência e o trabalho desenvolvido no DML na captação de doação de córneas para favorecer a continuidade de outras vidas, foi conclusivo para o merecido recebimento do prêmio destaque Inoves”, contou Joel Lyrio.
O Chefe de Polícia ainda reconheceu o excelente trabalho realizado por Zenilda. “Agradecemos o empenho de todos os servidores que trabalham no DML”, ressaltou o delegado.
Visão legal - Nova chance de voltar a enxergar
Inscrito na categoria Resultados para a Sociedade e desenvolvido e executado por uma equipe de profissionais que atuam no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, em parceria com funcionários do Banco de Olhos do Hospital Cassiano Antônio Moraes – HUCAM, desde o ano de 2002, o projeto Visão Legal conseguiu zerar a fila de transplantes de córneas do Estado e ainda permitiu fornecer material para outros Estados do país.
Prêmio Inoves 2013
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), realiza desde 2005 o Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves). O prêmio capixaba é referência nacional em metodologia de premiação no serviço público.
Entre os concorrentes estão trabalhos de equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público. Em 2013, 234 projetos foram inscritos para concorrer ao prêmio sendo 134 classificados como semifinalistas.
A pontuação atribuída a cada projeto se baseia em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício.
A avaliação dos projetos permite ao Governo observar quais áreas precisam de melhorias. Além disso, é com base nos relatórios do Inoves que a Seger elabora a grade de cursos a serem oferecidos na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
Nesta nona edição, a Polícia Civil concorreu com os projetos “Visão Legal: Nova Chance de Voltar a Enxergar”, “DEON - Delegacia Online” e “FORENSIS - Gerenciamento de Dados da Toxicologia Forense”.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com