18/11/2013 14h35 - Atualizado em 06/03/2018 17h39

Três projetos desenvolvidos pela Polícia Civil são semifinalistas no Prêmio Inoves 2013

imagem premioimagem premio Três projetos criados e desenvolvidos pela Polícia Civil foram selecionados e estão na semifinal do Ciclo 2013 do Prêmio Inoves, incentivado pelo Governo Estadual. Os resultados foram divulgados na quinta-feira (14) pela Coordenação do prêmio. Passaram para a próxima fase os projetos “DEON - Delegacia Online”, “FORENSIS - Gerenciamento de Dados da Toxicologia Forense” e “Visão Legal: Nova Chance de Voltar a Enxergar”.

O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, destacou a qualidade dos projetos qualificados e a importância do prêmio. “Estamos entusiasmados e na expectativa com essas iniciativas”, relata o Chefe de Polícia. Ele ainda ressaltou que as indicações representam o alto investimento que o Governo do Estado está realizando na Polícia Civil, por meio do programa Estado Presente.

A próxima etapa, que vai até o dia 22 de novembro, consiste na visita e na avaliação dos projetos. Para cada categoria serão classificados três trabalhos para a final que terá um vencedor. A cerimônia de premiação e reconhecimento será realizada no dia 05 de dezembro e os ganhadores serão contemplados com o troféu Inoves, certificado de conhecimento e kit de equipamentos de informática com desktop, notebook e tablet, com o valor máximo de R$ 15 mil.

As iniciativas concorrem em categorias temáticas do prêmio, dependendo do enredo dos projetos. As categorias são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Conheça os projetos semifinalistas da Polícia Civil:
Forensis: Gerenciamento de Dados da Toxicologia Forense
O projeto implantado no laboratório de Toxicologia do Departamento Médico Legal (DML), inscrito na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, deu mais agilidade a emissão dos laudos confeccionados pelo laboratório. De acordo com a perita bioquímica toxicologista e coordenadora do projeto, Josideia Barreto Mendonça, o foco inicial do Forensis foi desenvolver um trabalho para levantar dados do uso de álcool em vítimas de morte violenta no trânsito. Para isso, foi criado um software para armazenar todos os laudos que seriam emitidos.

Visão legal - Nova chance de voltar a enxergar
Inscrito na categoria Resultados para a Sociedade e desenvolvido e executado por uma equipe de profissionais que atuam no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, em parceria com funcionários do Banco de Olhos do Hospital Cassiano Antônio Moraes – HUCAM, desde o ano de 2002, o projeto Visão Legal conseguiu zerar a fila de transplantes de córneas do Estado e ainda permitiu fornecer material para outros Estados do país.

Delegacia Online
A implantação do projeto Delegacia Online foi lançada em maio deste ano pelo Governo do Estado. O software instalado nas delegacias possibilita a digitalização de boletins de ocorrência e inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil do Espírito Santo, gerando mais agilidade no atendimento de ocorrências nas delegacias com o auxílio da tecnologia.
Prêmio Inoves 2013
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), realiza desde 2005 o Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves). O prêmio capixaba é referência nacional em metodologia de premiação no serviço público.

Entre os concorrentes estão trabalhos de equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público.  Em 2013, 234 projetos foram inscritos para concorrer ao prêmio sendo 134 classificados como semifinalistas.

A pontuação atribuída a cada projeto se baseia em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício.

A avaliação dos projetos permite ao Governo observar quais áreas precisam de melhorias. Além disso, é com base nos relatórios do Inoves que a Seger elabora a grade de cursos a serem oferecidos na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 9862-4006