26/04/2013 17h34 - Atualizado em 23/01/2017 21h02

Um preso e oito armas apreendidas durante a Operação “Gênesis” em Pedro Canário

Uma operação realizada em conjunto entre policiais civis da Delegacia de Pedro Canário e policiais militares do município resultou na prisão de um homem e na apreensão de oito armas, várias munições e diversos veículos irregulares, na manhã dessa quinta-feira (25), em Cristal do Norte, distrito de Pedro Canário.

J. P. A., 42 anos, foi preso quando policiais vistoriaram seu carro e encontraram uma pistola calibre 380. Segundo o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Pedro Canário, Aldair Dos Santos Pimentel, foi perguntado ao suspeito se ele teria mais armas em sua posse e ele confessou que tinha somente uma escondida em um sítio onde era gerente.

A partir desse relato, uma equipe de policiais foi até o local onde encontraram mais sete armas na casa de J. sendo dois revólveres e cinco espingardas de diversos calibres. Além dessas armas foram apreendidas uma grande quantidade de munições, uma faca, dois coldres para revólver, uma algema e dois facões.

Dando continuidade a operação “Gênesis”, a noite os policiais contaram com a participação de órgãos municipais de fiscalização e da vigilância sanitária, que vistoriaram e lacraram estabelecimentos irregulares.

O delegado informou que a operação teve como objetivo realizar abordagens para fiscalizar veículos em busca de armas, drogas, veículos furtados e foragidos da Justiça, em Cristal do Norte, distrito de Pedro Canário.

J. foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus onde ficará à disposição da justiça.

Barra de São Francisco

No município de Barra de São Francisco foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão com a finalidade de apreender armas que estariam sendo usadas para a prática de crimes.

Com D. P., 59 anos, foram apreendidos dois revólveres de calibres 22 e 38 com a numeração raspada, na localidade de Córrego da Puaia, zona rural de Barra de São Francisco. De acordo com o responsável pela Delegacia de Polícia (DP) do município, delegado Juliano Batista Fernandes, D. ainda é suspeito de cometer um homicídio em dezembro do ano passado, na região de Vila Pavão, em Nova Venécia.

No Distrito de Vila Paulista, zona rural do município, três pessoas foram detidas dentre elas os dois filhos de D. Com A. P., 41 anos, filho mais velho de D. os policiais apreenderam uma pistola calibre 380 que estava escondida em um curral da fazenda. Continuando as buscas no local uma espingarda calibre 16 e um revólver calibre 38. foram encontradas com A. O. P., 20 anos, irmão de A.P.

Já na fazenda de A. F. S., 72 anos, foram apreendidas dez espingardas de diversos calibres, cinco garruchas, além de um fuzil 762 e várias munições. O delegado contou ainda que A. é apontado como o fabricante de armas de fogo artesanais da região, bem como de realizar pequenos reparos em armas para pistoleiros

Operação Gênesis

A operação foi iniciada nesta quinta-feira (25) e aconteceu em toda a área do 11º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, que abrange as cidades de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Águia Branca e Mantenópolis.

Durante a ação foram detidas 19 pessoas por prática de vários crimes, dentre eles Tráfico de Entorpecentes, Porte Ilegal de Arma de Fogo, Uso Indevido de Gás de Cozinha em Veículo Automotor e Falsidade Ideológica, além de crimes de Trânsito como Dirigir sem a devida Habilitação e Dirigir Embriagado. Também foram cumpridos Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão.

Além disso, 87 gramas e uma bucha de maconha, 95 pedras e 30 gramas de crack e 20 armas de fogo foram apreendidas bem como 371 munições intactas de diversos calibres, inclusive munições de armas de uso restrito das Forças Armadas e várias munições deflagradas.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Natália Magalhães (27) 9862-4006