20/10/2016 13h51 - Atualizado em 20/03/2019 19h39

Inscrições para teste físico do III COP terminam nesta sexta-feira (21)

cartaz lll copcartaz lll cop Policiais de todo o país que desejam participar do III Curso de Operações Policiais (COP), realizado pelo Grupo de Operações Táticas (GOT) e pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) devem ficar atentos. As inscrições para o Teste de Aptidão Física (TAF) se encerram nesta sexta-feira (21).

Os interessados em concorrer a uma das 35 vagas devem preencher a ficha de inscrição, anexar uma cópia da carteira funcional e entregá-los na Acadepol ou na sede do GOT, em Vila Velha, ou ainda enviá-los para o e-mail: palestras.acadepol@pc.es.gov.br.

Dentre o número de vagas oferecidas, 20 delas são destinadas policiais civis do Espírito Santo; uma para policial civil do GOT, duas para policiais militares do Espírito Santo; duas para o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo; duas para Polícia Federal e/ou Polícia Rodoviária Federal; duas para Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen) e Grupo de Intervenção Tática (GIT), ambos da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e seis para policiais de outros Estados (civis e militares).

O coordenador do GOT, delegado Fabrício Dutra, explicou que o curso tem como objetivo aperfeiçoar e qualificar as condições físicas, táticas, psicológicas e intelectuais dos policiais durante o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão abordando as questões éticas, técnicas, legais e com a garantia e preservação dos Direitos Humanos, atendendo a dinâmica e a transversalidade temática estabelecida pela Matriz Curricular Nacional.

O curso possui carga horária de 440 horas aulas e a previsão de início é no dia 07 de novembro. As instruções serão ministradas na Acadepol e na sede do GOT ou outro local pertinente, conforme definição da coordenação do curso.

O delegado explicou que para a efetivação da inscrição no concurso, o candidadto deverá ser aprovado no teste físico dentro do número de vagas disponibilizadas e ainda preencher o Termo de Responsabilidade.

Curso

Os candidatos ao COP serão submetidos a duas fases eliminatórias, sendo a primeira a homologação das inscrições pela comissão coordenadora do curso e a segunda a realização do teste de aptidão física (TAF) que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na sede do GOT.

Os candidatos serão submetidos a cinco exercícios: Corrida, Flexão na Barra Fixa, Abdominal Remador, Flexão de Braço e Natação. Para isso, o candidato deverá apresentar atestado médico fornecido por um cardiologista, indicando que goza de plenas condições físicas para suportar as atividades.

De acordo com Dutra, o teste será eliminatório, quando o candidato não atingir o mínimo exigido para o exercício, e será classificatório quando o candidato ultrapassar o mínimo exigido no teste.

“Os índices para aprovação estão previstos no edital do curso. Por isso, aqueles que obtiverem os melhores índices serão aptos para se inscreverem no curso”, afirmou Dutra.

Em caso de empate, serão analisados os seguintes critérios: o candidato com maior idade; ou aquele que tiver mais tempo de exercício nas funções na PCES ou por sorteio.

O curso possui 16 disciplinas, são elas: Introdução e Adaptação Policial / Técnicas de Patrulha Rural; Orientação e Comunicação; Armamento e Tiro; Técnicas Operacionais de Aplicação Específica; Deslocamento Tático/ Aproximação Cerco e Transposição de Obstáculos; Adaptação em Altura e Salvamento Aquático; Sobrevivência Policial e Combate Velado; Entradas Táticas/Resgate de Refém; Abordagem a Pessoas e Veículos; Explosivos; Patrulha em Áreas de Alto Risco; Emboscada e Contra Emboscada e Resgate de Policial Ferido; Cinotecnia; Algemação e Imobilização; Noções sobre Atirador de Precisão Policial; Atividade Física e Defesa Policial; Equipamentos Não letais / Equipamentos Policiais e Aplicabilidade.

Fabrício Dutra afirmou ainda que durante o curso, os alunos ficarão à disposição do GOT. “Eles serão avaliados permanentemente nas diversas modalidades de instrução, devendo, portanto, se manterem dentro do nível de bom aproveitamento para alcançarem aprovação final”, afirmou.

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis nos links abaixo.

Edital TAF

FICHA INSCRIÇÃO TAF 2016

Serviço: Inscrições TAF para o lll COP
Data: 10 a 21 de outubro
Locais: Acadepol- Av. Vitória, 2382, Ilha de Monte Belo, Vitória.
GOT- Rua Jaguaribe, 22, Divino Espírito Santo, Vila Velha.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes